domingo, 14 de maio de 2017

A extensão da linha da vida...


E se viver for apenas morrer segundo a lei universal? Ou, de acordo ainda com esta, se transformar? 
Nada se sabe, ou pouco.
 Que importância tem  então a fusão da energia cósmica, a evolução da energia no homem, outros animais, plantas,minerais e rochas, se nem sabemos se acontecem por um acaso ou se tudo já estava previsto desde a eternidade para cada um deles?
Observo uma linha de vida a escorregar suavemente na linha do pulso onde veias azuis se destacam na alvura rosada da pele, exemplo de vida activa, de momento isenta de contratempos ou ameaças, nessa leveza transparente de algo que se diluía num absurdo triângulo de dúvida: longa? Não longa? E que interessa isso se viver significa morrer segundo a tal lei universal?

 ... Lá no fundo, ter a consciência de que nada se sabe é a essência do apreender em permanência novas realidades e ser capaz de fantasiar sonhos irreais com a facilidade inocente da criança que escancara para a vida olhos curiosos ou encantados.
 Não tem de se sentir feliz ou infeliz, alegre ou triste, todo aquele que se confessa ignorante - apenas tem de se acostumar a olhar o mundo com esse inocente encantamento de quem nunca pediu para existir e sabe que existe para se diluir no nada como um qualquer outro ser...destino impreciso e inelutável da matéria que se repele e agita, se atrai e consome, se ama e odeia, diverge ou se associa...  se respeita ou devora para sobreviver.
 Todos estes actos e sentires existem mais ou menos conscientes nos variados seres  da criação, uns mais, outros menos carentes,uns mais, outros menos inocentes, outros ainda mais cientes das realidades do tempo vivido e do espaço ocupado.

Em laivos de cansaços,
Buscando conhecer
Miríades de seres
Ao longo dos milénios,
Silenciei.
.
Quis compreender
E não compreendi.
Chegou lento o sufoco...
Emudeci.
Sei que lutei, sofri, vivi...
E tudo o resto...é  nada.

Sem comentários:

Enviar um comentário