quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

ao findar novembro...


o sol espreitou, brincou na luz, nas texturas das copas das árvores, nos botões de rosa do jardim
 logo se escondeu depois atrás das nuvens pejadas de água
 a cinza mole do dia espalha-se em redor
molha o silêncio

 as sombras da sala penetram-me,
andam por dentro de mim
e na algidez do dia dum outono quente
 tão cheio ainda de folhas 
  que não tiveram tempo de secar
nem caíram das árvores ou juncarem o chão 
tecendo tapetes de tons queimados,  com ruídos secos, crestados
sou a nitidez que chora

 os dias do outono nunca são unânimes, na forma ou nos conteúdos- 
- as rosas e as outras flores destes dias
lembram mais as duma avançada primavera do que as de um verão macerado
falhou tempo,
falhou doçura
neste corte abrupto entre o fogo do verão e o início das primeiras invernias:
 a um sol abrasador sucederam-se cerce ventos fortes, frio, chuva e neves...

agora, num mesmo dia, há momentos de sol pleno
a alternar com um ambiente de cinza e de chuva mansa,
aquela que ouço afagar-me mansamente as vidraças,
 numa espécie de sussurro ritmado e contínuo

tu, que só foste verdade nos meus braços,
não te afastes
não me deixes
não consigo...
sem ti

Sem comentários:

Enviar um comentário